quarta-feira, julho 25, 2007

Canção do exílio


Todo mundo que passa um tempo fora do seu país de origem fica cheio daquelas memórias nostalgicas: "ah como era gostoso aquilo"; "como sinto falta disso". Em geral não sou desses, pricipalmente quando se trata de comida, costumo me adaptar facilmente aos cardápios locais e a oferta de comida existente, questão de sobrevivência talvez.
Mas sim, tenho minhas fraquezas e também sinto saudades de algumas coisas da terrinha. A primeira e indiscutível é da praia, embora alguns lugares do Mundo tenham praias tão ou mais bonitas que as do Brasil, ninguém sabe disfrutar dessa maravilha como os brasileiros, isso é um fato.
A segunda coisa de que mais sinto falta quando estou fora do país, claro, é algo de comer, mas não tem nada a ver com feijoada, caipirinha, guaraná ou todos esses clichês, sinto falta é de uma boa pizza.
Tudo bem que a pizza não é típica do Brasil, e tão pouco exclusiva, aliás bem pelo contrário até em Marte deve ter pizza, afinal os homens são de lá. Mas em nenhum lugar eu comi pizza como no Brasil.
Nós temos as melhores massas, o melhor método de cocção e definitivamente a maior criatividade quando se trata de coberturas. Em outros lugares você pode até encontrar uma ou outra dessas variantes, mas nunca todas elas juntas sendo entregue por um motoboy na porta da tua casa a qualquer hora do dia ou da noite.
Na minha modesta opinião de brasileiro guloso, uma boa pizza deve constar de: massa grossa, corcante nas bordas e macia no meio; deve, imprescendivelmente, ser assada em forno à lenha; e ter muita, mas muita cobertura.
Eu já comi muita pizza por esse Mundo-a-fora mas nunca encontrei nenhuma a altura das nossas, aqui na argentina não é diferente. Há pouquíssima variedade de recheios e elas são assadas na pedra, o que deixa a massa muito dura. E nem mesmo na Itália, a pátria mãe das pizzas, eu comi pizzas melhores que as brasileiras, prova de que a receita original nem sempre é a melhor.
Tudo isso sem falar numa outra invenção, essa sim típicamente nacional, o rodízio de pizzas. "Ah, as pizzas que aqui recheiam, não recheiam como lá".