quarta-feira, agosto 29, 2007

As compras


Visitar supermercados pelo Mundo afora, pode não ser muito convencional, mas é um dos meus hobbys. Não que goste de fazer compras, aliás é uma das coisas que eu menos gosto. É chato ter que ficar pesquisando preços, tetando lembrar-se de tudo que precisa comprar, e ainda por cima ficar na fila do caixa um tempão.
Mas ir ao supermercado só para olhar pode ser um passa tempo bem interessante. Na verdade algumas coisas eu até gosto de comprar, como vinhos ou ingredientes para uma receita especial. Mas, o mais divertido mesmo é percorrer os corredores sem ter a menor preocupação em encontrar algo específico, apenas para ver como é o hábito alimentar das pessoas em outros países.
Para tanto, é bom que se escolha uma loja grande, com bastante variedade. Também recomendo ir em um horário pouco concorrido, uma quarta-feria pela tarde é perfeito. O bom dos grandes mercados, a diferença das lojas especializadas como as delicatessem, é que você fica mais a vontade, pode olhar tudo sem pressa, pode pegar os produtos sem ter que pedir a um vendedor e pode apenas ir embora sem comprar nada, embora eu sempre acabe comprando alguma coisa.
Os mercados públicos e as feiras também são lugares interessantes para esse tipo de experiência, mas são nos grandes mercados que as pessoas fazem a maioria das suas compras, então são os mais indicados para observar o comportamento dos consumidores e conhecer realmente a o que eles comem.
Já estive em mercados da França, Itália, Alemanha, Austria, Republica Tcheca e Argentina, e os melhores, com certeza, estão na França. Foi onde encontrei a maior qualidade e variedade, e os preços eram bem justos, embora Alemanha seja campeã na relação custo/benefício. Na itália e na Argentina, em geral, achei as coisas um pouco mais caras, pricnipalmetne aqueles produtos mais gourmets, que são meus preferidos. Na Austria achei parecido com a Alemanha só que mais caro e na Repúblcia Tcheca eu não entendi nada, pois além do idioma indecifrável lá a moeda é outra e a cerveja muito barata, coisas que, convenhamos, dificultam a compreensão de qualquer um.
Não sei se esses dados todos servem pra algum tipo de análise soicológica, mas a verdade é que embora algumas redes de mercados estejam presentes no Mundo inteiro, como é o caso do Carrefour, quando você visita suas lojas nos diferentes países, vê que a oferta de produtos é bem diferente em cada um deles. E depois se você, como eu, gosta mais de comida do que de história um bom mercado pode substituir bem uma visita a um museu, que na maioria das vezes também tem filas e muitas pessoas, mas onde certamente não se encontra nada para comer.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu tbm adoro ir ao mercado. Uso-o para refletir, enquanto perambulo pelas gôndolas. Minhas amigas me chamavam de "Pícara sonhadora", a novela brasileira, cuja protagonista morava numa loja de departamentos. Eu adorava o Mappin, em SP.

4:43 PM  

Postar um comentário

<< Home