sábado, agosto 25, 2007

Com quantos limões se faz uma caipirinha?


Todo brasileiro que se preze deve saber preparar o drink mais típico do seu país, no caso uma caipirinha. E se você for brasileiro e estiver no exterior o preparo da caipirinha é mais que uma obrigação é quase uma incumbência.
Teoricamente é uma bebida fácil de se preparar, só precisa ter limão, açucar, gelo e cachaça certo? Errado, a começar por esse último ingrediente, já que muita gente substitui a cachaça por vodka. E depois, há quem prefira expremer os limões, quem prefira macerar, outros preferem colocar açucar mascavo, e já vi até gente que coloca adoçante, o que me parece uma certa heresia.
Tudo bem que os mais puristas dirão que caipirnha deve ser, obrigatoriamente, preparada com cachaça, tanto que muitos chamam a caipirinha de vodka de caipiroska. Mas a verdade é que não há uma regulamentação para isso, nenhum órgão estatal nem nada disso. Eu, particularmente, considero caipiroska quando é feito com outras frutas que não limão.
Quanto as caipirinhas, sempre as preparo do mesmo jeito, esteja onde estiver. Para mim a caipirinha deve ser feita em um copo grande para que possa ser compartilhada, leva um ou dois limões dependendo do tamanho do copo, açucar branco e refinado, gelo e quase sempre vodka, que eu acho melhor do que cahaça.
Costumo cortar o limão em rodelas, com casca e tudo e macera-lo com o açucar e com o gelo, depois completo o copo com vodka, dou uma misturada e deixo repousar por um minuto para que fique bem gelado.
Uma vez, na casa de um amigo francês me pediram que fizesse uma jarra de caipirinha para que depois fosse servida em copos individuais. Fiquei meio relutante, mas como não queria ser desagradável já que tinham sido muito simpáticos me convidadno para almoçar, acabei abrindo uma excessão, mas disse que nessas condições não poderia garantir a qualidade.
Agora quando faço uma caipirinha de acordo com as minhas próprias diretrizes, modéstia a parte, faço valer minha brasilidade. E talvez seja o melhor jeito de demonstrar isso, já que eu tenho cara de italiano, não faço a menor idéia de como se samba e não sou nehum craque dentro das quatro linhas.


1 Comments:

Blogger F. said...

Caipirinha com adoçante não é caipirinha, é "travequinha" - parece, mas não é.

10:36 AM  

Postar um comentário

<< Home