sábado, agosto 18, 2007

Gosto não se discute


Queijo Brie, um dos ingredientes básicos da dieta francesa, cerca de 150 calorias para cada 30 gramas

Eu não gosto de auto-ajuda, sou totalmente contra o feng shui e evito me relacionar com pessoas que comecem frases por: "minha filosofia de vida é...". Mas como não se pode ser totalmente genuíno, cultivo entre meus hábitos algo da sabedoria popular, algumas máximas sabe? E pra mim a melhor de todas é a de que gosto não se discute.
Tudo isso pra dizer que esses dias, a revelia desse ditado e da diplomacia, havia um fórum na internet dicutindo a qualidade da comida argentina em comparação com a brasileira. Traduzindo, falando mal da dieta portenha e bem da tupiniquim.
Era um fórum de brasileiros que vivem na Argentina, e entre toda a nostalgia que havia com relação a boa comida da terrinha, muita gente reclamava que aqui se come muito mal. E não se baseavam só na memória afetiva para pinchar a culinária argentina, reclamavam do caráter nutricional, afirmando que aqui as pessoas seguem uma dieta muito pobre em nutrientes e rica em açucar, gorduras e carboidratos simples. Até uma nutricionista brasileira que também mora aqui se manifestou corroborando os argumentos dos leigos.
Acabei não manifestando minha opinião no, democrático espaço do fórum, justamente por acreditar que não é uma questão para se discutir. Mas o faço agora e por vias ditatoriais, já que neste blog quem manda sou eu.
Não acho correta a discussão e tampouco os argumentos utilizados. Pode até ser verdade que o típico arroz com feijão brasileiro seja um prato bem saudável, mas também é verdade que as pessoas o comem cada vez menos, enquanto a famosa junk food não sai das nossas bocas.
E depois, os argentinos sempre seguiram essa dieta, e nem por isso chegaram a extinção, ou têem muito mais problemas de saúde do que outros povos. Pra ser bem sincero, aqui vejo bem menos pessoas com sobrepeso ou obesas do que costumava ver no Brasil, com milanesas, alfajores e tudo.
Aliás, outro bom exemplo pra esclarecer essa questão é a dieta dos franceses, rica em alcool (vinhos), gordura (queijos, foie gras), açucar (chocolate), carboidratos simples (baguete) e nicotina, sim porque para os franceses o cigarro parece fazer parte da refeição. E mesmo assim é o povo que apresenta alguns dos menores indíces de doenças coronarianas, chegaram até mesmo a escrever um livro afirmando que as mulheres francesas não engordam, e olha que elas comem tanto quanto os homens franceses.
Ou seja, a menos que viva em uma zona de guerra ou em determinados países africanos, qualquer pessoa pode seguir uma boa dieta ou uma mal dieta, mais uma vez é questão de gosto. Eu, via de regra, gosto do mal caminho alimentar, por isso espero que na minha árvora genealógica apareça algum francês.