terça-feira, agosto 14, 2007

Segunda chance


Há algum tempo provei aqui um vinho da coleção Rodas 12. É uma coleção de 12 varietais diferentes da Bodega Esmeralda que faz parte do grupo Catena Zapata. São vinhos bem comerciais e acessíveis, na faixa dos 8, 10 pesos, logo são para serem consumidos jovens e dos quais não se deve esperar grande coisa.
O que experimentei era um Tannat 2006, e estava péssimo. Aroma fraco, quase sem bouquet, extremamente ácido, o que o deixava muito desagrádavel na boca. Tudo bem que não estava com grandes expectativas com esse vinho, pleo preço, pelo fato da Tannat não ter muita tradiçao na Argentina e por ser um Tannat muito jovem. Mas também não esperava que fosse tão ruim, afinal é um vinho de boa procedência e de uma bodega renomada, além de ser bem divulgado e consumido por aqui.
Mas a verdade é que fiquei tão decepcionado que prometi nunca mais comprar outro vinho da coleção Rodas, já que na mesma faixa de preço eu conheço muitos rótulos mais satisfatórios aqui. Só que por um desses acasos do destino, hoje, enquanto garimpava algum vinho desconhecido para experimentar no mercado de sempre, me deparei com um Rodas Petit verdot 2004. A safra um pouco mais antiga e minha curiosidade em provar essa cepa francesa que é bastante rara por aqui, me fizeram reconsiderar minha decisão e acabei tomando outro vinho da coleção Rodas.
Mas dessa vez resultou que eu fiquei bem mais satisfeito, na verade surpreendido mesmo pela qualidade do vinho. De coloração ruby intenso e aroma bastante agradável de frutas negras, esse vinho se demonstrou bastante equilibrado, com boa quantidade de álcool e corpo médio. Não chega a ter a complexidade de um cabernet sauvingon ou um malbec, mas é mais intenso e menos adocicado do que os bonardas e tempranillos que tomei por aqui. Ainda assim, é um vinho que apresenta algo de frescor como o syrah, bem recomendado para aquelas ocasiões em que se quer apenas beber um vinho agradável sem se preocupar muito com as definições.