segunda-feira, agosto 06, 2007

Sopa de letrinhas.

Eu até que gosto de cozinhar, mas com certeza prefiro escrever sobre comida, e sem dúvida alguma, adoro ler sobre o assunto.
Sendo assim, estou sempre procurando por meus pares, ou seja, pessoas que se dediquem a discorrer sobre o tema da comida e todas as suas implicações. Pode ser qualquer um, desde o distintíssimo Monsieur Savarin até meia dúzia de desocupados que escrevem em um blog.
O difícil nessa esfera do conhecimento, é ralmente encontrar alguém que goze de algum conhecimento sobre o tema, ou que ao menos fuja do lugar comum, seja pela via acadêmica ou do humor.
Não quero depreciar os milhares de livros, sites e programas de receitas que ensinam a cozinhar, eles são muito últeis e eu mesmo recorro freqüentemente a eles. Afinal os clichês fazem parte da vida. Mas receita ainda está longe de ser literatura.
O único problema dos sites de receita, na minha opinião, é que eles praticamente inviabilizam qualquer outra pesquisa por assuntos culinários que não receitas.
Mas no meio desse amontoado de referências eu consegui pescar duas que quero recomendar. A primeira é a coluna do Carlos Alberto Dória na Revista Trópico: http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2886,1.shl
Ele é sociólogo e escreve sobre comida de um ponto de vista muito interessante.

O outro é o blog de um grupo de estagiários que narram as desventuras de sobreviver com um vale refeição de 9 reais por dia.
http://vale9conto.com.br/

1 Comments:

Blogger Túlio said...

na minha época de estágio eu nem vale tinha. Nove pila tá muito bom pra um vale... dava pra destruir ali nos restaurantes das imediacoes do BACACHERI. Bons tempos.

1:23 PM  

Postar um comentário

<< Home