terça-feira, agosto 14, 2007

Continuando


Quando estava no Brasil costumava associar o vinho com uma ocasião especial para cozinhar algo diferente num fim de semana, ou então com uma festa, enfim, havia um certo cerimonial para abrir um vinho. Mas aqui, com os preços tão baixos, quase todos os dias eu abro uma garrafa, o que me dá a possibilidade de experimentar muitos rótulos diferentes e também de tentar harmonizações algo bizarras.
Na verdade, nunca me preocupei muito com essa questão da harmonização, pra mim um bom vinho sempre vai bem, e depois com pão e queijo nunca tem como errar. Mas nas vezes em que me preocupei em harmonizar as características de um vinho com um prato específico, pude perceber que realmente faz diferença a escolha certa.
Hoje passei a dar ainda mais valor à harmonização da comida com os vinhos, depois da tentativa frustrada de harmonizar esse Petit Verdot que descrevi a baixo com um cachorro quente.
Foi um desastre, embora a gordura da maionese e a neutralidade do pão tenham melhorado a untuosidade do vinho na boca, a acidez do molho de tomates e a picância da pimenta calabresa, não o favoreceram em nada.
Na próxima vez vou procurar seguir as recomendações de pessoas mais especializadas no assunto, embora ainda acredite no empirismo gastronômico.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá, vi q vc linkou o vale9conto aqui dias atras... vc tem entrado lá sempre?
Bom, espero que vc seja um assiduo do blog:) caso contrário vai lá visitar a gente...
bjos

10:55 AM  
Blogger Túlio said...

caro claudemir, quais suas impressões sobre a cepa "barbera"?

4:51 PM  

Postar um comentário

<< Home