terça-feira, agosto 21, 2007

E vamo bota água no feijão...


Quando estava vindo pra cá, na viagem conheci um casal de brasileiros que passariam 5 dias em Buenos Aires, ao saberem que eu já conhecia a cidade trataram logo de me perguntar se eu sabia de um lugar onde poderiam comer feijão aqui.
Achei um certo exagero da parte deles, tudo bem gostar de feijão, por certo eu como bom brasileiro que sou também não dispenso um prato de arroz com feijão, mas ficar 5 dias sem comer um feijãozinho não é algo que me preocupe.
Como já disse uma vez, sou do tipo que se adapta fácil à uma nova dieta, e depois acredito que as pessoas quando viajam devem saber apreciar o que de melhor um lugar pode oferecer. Logo, uma viagem a Buenos Aires é chance perfeita pra comer muita carne, doce de leite e tomar ótimos vinhos, da mesma forma que numa viagem ao Rio, certamente, se come a melhor feijoada e ainda toma aquela caipirinha.
Mas claro, quando se está morando fora do Brasil por um tempo longo é natural que os expatriados procurem pelos seus produtos regionais, e nesse caso sim não há problemas em comer feijão aqui em Buenos Aires. E onde então se come feijão nessa cidade das parillas? Bom, como toda grande cidade aqui há uma grande variedade de restaurantes, entre eles alguns especializados em comida brasileira. Mas como ainda não fui em nenhum não tenho recomendações a fazer.
A verdade é que quando quero comer feijão compro e cozinho em casa mesmo. Embora não seja um ingredinte muito popular por aqui, eles preferem a lentilha, pode-se encontrar nos grandes mercados e nas dietéticas, umas lojinhas que vendem produtos à granel. O preço é quase o mesmo do Brasil, e a qualidade não é das piores também.
Agora, se quiser fazer uma feijoada por aqui, dai sim você vai encontrar problemas. Pra começar não existe carne seca, tampouco linguiça calabresa ou paio. Carne salgada de porco até já encontrei, bacon e lombo defumado também, mas custam bem mais caro. Costelinha de porco ainda não ví, mas o que não há a menor chance de encontrar mesmo é a couve, e também acho que farinha de mandioca deve ser tão raro quanto.
Ou seja, você pode fazer um feijão bem gostoso, mas sem couve e sem farofa não dá pra dizer que é feijoada né? Já andei pensado em possíveis substitutos, uma vez fiz farofa com pão ralado e não ficou tão mal, e quem sabe uma acelga alí refogada na manteiga com bastante bacon também engane.
Pelo menos a cerveja aqui é abundante e melhor que a do Brasil, e o limão para caipirnha, embora caro, é bastante popular. Desse modo, pode até não ter todos os ingredientes para uma verdaderia feijoada brasleira, mas a alegria, a ginga e a malmolência estão genuinamente garantidas.