quarta-feira, setembro 05, 2007

Típico!


Arepas colombianas, realmente típicas.
No Mundo não falta intercâmbio de culinárias, na maioria dos casos promovido pelos restaurantes de comida típica. Qualquer grande cidade oferece opções para quem quer experimentar comida de outros países sem sair do seu.
Alguns lugares como São Paulo, por exemplo, são considerados verdadeiros centros de convergência da gastronomia Mundial. E mesmo as cidades menores contam com restaurantes de cardápio internacionalizado, nem que sejam os clássicos: italiano, japônes, chines, francês etc.
Geralmente, isso é muito positivo pois não é todo dia que você pode pegar um avião e ir até a India comer comida indiana, por exemplo. Na realidade a maioria das pessoas passará toda a vida sem fazer uma viagem como essa, mas muitos podem sair para jantar em um restaurante de comida indiana em sua própria cidade.
O problema é saber o quão indiana é a comida servida como tal por aí. Pois é, o que poderia ser uma boa forma de difundir uma cultura gastronomica, na maioria das vezes se torna uma ótima forma de distorcer a mesma.
Logo que cheguei aqui fui a um restaurante colombiano, a comida até que não estava mal, mas desconfiei que não era muito típica. E de fato essa semana pude comprova-lo, graças a uma amiga colombiana que me convidou para comer a mesma comida típica colombiana, só que dessa vez feita por ela e da forma como se faz na Colombia.
A verdade é que a maioria dos restaurantes típicos adaptada as receitas à oferta de ingredientes locais, pois senão seria inviável, devido ao valor dos produtos importados. Mas quase nenhum deles informa isso ao consumidor, ou seja, acabam vendendo gato por lébre, típico não?


2 Comments:

Blogger Túlio said...

o que dizer da feijoada com acelga vendida nos restaurantes de buenos aires? nada típica.

8:57 PM  
Blogger Sara said...

Em São Paulo, há restaurantes de diferentes culturas e você pode encontrar qualquer alimento que você procura. Eu gosto de um monte de carnes e massas e lugar que eu acho que atende a essas condições é la caballeriza. Beijos

11:57 AM  

Postar um comentário

<< Home