segunda-feira, outubro 15, 2007

Chile


Sempre quando viajo faço questão de experiemntar os pratos típicos do lugar que estou conhecendo, nunca deixo de comer a fast food local e também sempre como, pelo menos uma vez, numa rede internacional de junk food.
Na minha passagem pelo Chile não foi diferente, comi no KFC chileno e achei ele tão ruim como o de qualquer outra parte. Procurei saber qual era a comida de rua por lá e me deparei com as velhas conhecidas empanadas, que não eram muito deiferentes das que como aqui na Argentina, exceto pelo tamanho e pela pimenta de algumas.
Mas foi justamente nessa categoria, de comida de rua, que o Chile me reservou sua maior surpresa culinária, o cachorro quente. Pois é, outro velho conhecido mas nesse caso com um roupagem totalmente nova e esquisita. Os chilenos comem cachorro quente com abacate, aliás não só o cachorro quente como qualquer outro sanduíche. O mais famoso lanche de rua por lá é o italiano, assim chamado porque as cores da maionese, do catchup e do abacate combinadas lembram a bandeira da Itália.
No começo causa certa estranheza, parece meio bizarro abacate no hambúrguer ou cachorro quente, mas é exatamente isso que eles pensam também quando ficam sabendo que no Brasil, e me parece que só no Brasil, se come abacate com açucar ou em forma de sucos e sorvetes.
Em toda a américa o abacate é uma fruta que acompanha pratos salgados, asim como o tomate. Então imagine se alguém lhe dissesse que faz um delicioso sorvete de tomate ou que suco de tomate com banana, leite e açucar até que não é mal. Estranho? Pois é isso que eles sentem com relação à nossa forma de consumir abacate, nós somos os esquisitos nessa história e não eles que colocam abacate no cachorro quente.
Superado este tema do abacate, faltava experimentar os pratos típicos chilenos, mas quais são eles? Antes de viajar dei uma pesquisada e a coisa mais típica que encontrei sobre o Chile foram os vinhos e o Pisco, ambos bebidas. Tomei tanto um quanto o outro, o pisco misturado a açucar e suco de limão, num drink chamado pisco souer que é a caipirinha chilena e é bem bom.
Agora, quanto a comida chilena meu melhor palpite foi o salmão, que é famoso no Brasil e que comi lá por um preço muito abaixo do que pago no Brasil, num restaurante bem popular acompanhado de purê de caja, que ainda não descobri o que é mas parece ser um tubérculo. Outra tentativa que fiz de comer comida tipica chilena foi com os frutos do mar, comi pailada marina que é um caldo de peixe acompanahdo de mariscos, camarão e leva muita salsinha. Nos dos casos a comida estava boa, bem condimentada e não foi caro.
Dessa forma, acho que consegui realizar no Chile minahs manias de viagem, embora tenha faltado experimentar uma sobremesa típica chilena. Aliá alguém conhece alguma?

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"Puré de caja" é o purê de caixa, ou seja, instantaneo, artificial. :)

Estive em janeiro e apesar de ter morado um tempo em Stgo, não conhecia o Dominó pois não existia. O lanche deles é saborosíssimo.

5:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oie, estou no chile, vivendo com uma familia chilena, e o Dominó existe a 30 anos, e sua especialidade e o cachorro quente e antes so tinha um DOmino, que ra no centro, mas agota tem varios, em las condes, em providencia e etc..

E tem uma sobremesa tipica: mote con huesillo, que eh fresca, muito antiga desde a epoca da colonia, e como pesego desidratado cozido em agua com cravo e canela e açucar...e casca de limao e se esfria, e depois cola junto o MOTE que eh como um "trigo" diferente, que se coinha e ele fica mas gordo!


E estou aqui, e nao posso nao comer abacate, ou palta! E ricooo!

besos

5:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

acho que comer comida chilena deve ser orrivel
pois misturar cmida doce com comidA DE sal é pessimo
por isso acho que deve ser orrivel

12:31 PM  

Postar um comentário

<< Home