terça-feira, outubro 09, 2007

É pra viagem?


Bom, agora sim voltando ao tema principal, como sempre acontece, comi bem e mal nesta viagem. Em Mendoza as coisas não foram muito diferentes do que costuma ser em Buenos Aires, em termos gastronômicos. Aliás isso é uma coisa que já havia percebido aqui na Argentina, não existe muita diferença entre as cozinhas das diferentes provincias, ainda que algumas estejam a milhares de quilometros de outras.
Há um certa uniformidade nos hábitos alimentares, no máximo o que muda é a forma de preparo e alguns ingredientes, mas não os pratos. Um exemplo são as empanadas, há empanadas mendocinas, criollas, patagonicas o que seja, mas no fim das contas continuam sendo empanadas. Isso é bem diferente do que acontece no Brasil, e até mesmo em países geograficamente menores do que a Argentina, como Itália e França.
Sendo assim, em Mendoza não tive como fugir da tradição argentina e acabei me empanturrando de carne e empanadas. Comi num restaurante clássico da cidade um bife de chorizo de quase um quilo, estava muito bom, mas não foi nada que já não tivesse comido. Já as empanadas mendocinas são menores do que costumam ser em Buenos Aires, ainda que isto seja relativo. A massa é um pouco mais delicada e fina e o recheio um pouco mais condimentado. Os alfajores tabém não mudam muito, só algumas marcas e os vinhos... bem essa foi uma das decepções da vaigem. A verdade é que a maioria dos vinhos lá, são mais caros que aqui em Buenos Aires e quando são mais baratos não compensam o peso extra na bagagem. Só vale a pena comprar vinhos lá, se você conhecer algumas bodegas artesanais que não tem produtos distribuidos em larga escala, nesses casos, certamente você encontará preços mais interessantes direto com o prosutor.
Bom no próximo post as curiosidades da cozinha chilena, essa sim é um pocuo mais interessante do que a argentina.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi,
Estou viajando para BsAs e Mendoza nos próximos dias e fiquei surpreso com o que você escreveu sobre o preço dos vinhos. Onde em BsAs eu posso comprá-los mais barato que em Mendoza? E que bodegas artesanais você recomenda?

Abraços,
Leandro.

7:35 AM  

Postar um comentário

<< Home