Choripan, bondiola e CIA.
Na Argentina até que tem cahcorro quente, se chama pancho e é bem sem graça. Consiste em pão, salsicha, ketchup, mostarda e quando muito, umas batatas palhas. Nada que se compare a riqueza de variedades que encontramos no Brasil.
Mas também, a verdade é que aqui o cahorro quente está numa categoria deiferente de refeição do que está no Brasil. Poderíamos dizer que o cahorro quente está para os argentinos, como a coxinha está para os brasileiros, e ainda se considerarmos que nessa categoria eles enfrentam a concorrência, quase desleal, das empanadas, fica fácil entender o subdesenvolvimento desse petisco em terras portenhas.
Mas então que tipo de comida desempenha na Argentina a mesma função social do dogão no Brasil? Acho que a resposta correta seria o choripan. Mas que diabos é isso? Bom, como o próprio nome indica é pão com alguma coisa, nesse caso chorizo, que é um tipo de linguiça. Mas também pode ser um morcipan, que é a mesma coisa mas feito com morcilla (linguiça de sangue ou chouriço). Fora isso, nessa categoria você ainda encontra a bondiola ao limon ou o bife de chorizo no pão, e por último mas não menos importante, a paty, uma mara de hamburgueres tão famosa por aqui que acabou num daqueles casos onde o nome da marca substitui o do produto.
Todas essas opções, geralmente são encontradas nuns carrinhos muito similares as nossas carrocinhas de cachorro quente. Nesses lugares além de todas essas iguarias, você encontra toda a sorte de condimentos adulterados com água, guardanapos de papel que não absrovem nada e servem mais para espalhar a sujeira do que para limpar e bebidas a preços honestos, como uma cerveja Isenbek de 1lt por 6 pesos.
O melhor lugar de Buenos Aires para se esbaldar com um choripan, certamente, é a costanera sur. Esse lugar é um tipo de área de lazer que fica ao lado da reserva ambiental da costanera e atrás do badaladíssimo bairro de Puerto Madero. Mas não se deixem enganar pela localização nobre, a costanera é do povo. Gente normal e farofeiros em geral se esbaldam nas barraquinhas de choripan que se encontram a cada 10 metros nessa área da cidade. O cheiro de carne na brasa é predominante e fica difícil resistir a tentação.
Eu, pra ser sincero, não sou um grande fã do chorizo e nem da morcilla, mas como não resisto a comida farta, barata, saborosa e que faz mal pra saúde acabo consumindo a bondiola e o bife de chorizo. São opções mais caras, é verdade, mas 6 pesos por umas 400g de boa carne num pão e condimentada com chimichurri a vontade, ainda está longe de ser um mal negócio.
Por isso, recomendo. Quando vier a Buenos Aires dispa-se dos seus preconceitos e visite a costanera, não tem prensado com frango e catupiry e nem pure de batatas, mas se você é fã de comida de rua, certamente não vai sair de lá com fome.